O modelo clássico de aprendizagem é bastante conhecido e está na memória da maioria das pessoas: uma sala de aula, cheia de mesas e cadeiras, com alunos sentados em filas organizadas uma ao lado da outra observando um quadro-negro posicionado a frente e com um professor ou professora ministrando a aula. 

Para que o modelo clássico seja possível, é preciso que exista um espaço físico que suporte a aplicação das aulas, como escolas, faculdades e centros de ensino técnico, por exemplo. 

Por muito tempo, a única maneira de participar de aulas e aprender novos conhecimentos foi através desse modelo clássico. Porém, com a chegada da internet e a sua popularização – smartphones cada vez mais baratos, planos de internet mobile mais acessíveis e diversas pessoas com esses celulares na mão – a possibilidade de participar de cursos, palestras e aulas sem a necessidade de sair de casa finalmente se tornou realidade. 

Os cursos online foram ganhando cada vez mais espaço, inclusive nas universidades públicas e privadas, que hoje oferecem disciplinas e até mesmo cursos completos que acontecem integralmente a distância.